sábado, 26 de março de 2011

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PREGOEIROS

No período de 21 a 24 de março de 2011 ocorreu o maior encontro nacional de pregoeiros, realizado em Foz do Iguçu - PR.
O evento começou com a entrega do Prêmio 19 de março. O troféu 19 de março é uma criação da Editora Negócios Públicos e surgiu com a necessidade de valorizar e incentivar os profissionais pregoeiros de todo o Brasil.
O grande homenageado do Congresso foi o jurista Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, por três décadas de trabalho que agregou imenso conhecimento, transformando e evoluindo o Direito Público brasileiro. Foi distribuido para todos os participantes do congresso, uma edição especial da revista "O Pregoeiro" com os melhores artigos escritos por Jacoby.
O Congresso contou com a presença de renomados palestrantes como Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, Edgar Guimarães, Jair Santana, Joel de Menezes Niebuhr, Ministro do TCU Benjamin Zymler e outros.
Foram abordados temas sobre Contratações de treinamento; Treinamento e aperfeiçoamento do servidor; Pregão e controle interno; Arbitragem em Pregão; Gestão de Transparência dos atos públicos; Sistema de Registro de Preços; Uso de tecnologias no pregão eletrônico, sistema de lances automáticos; Decisões do TCU.
Ofereceram dezoito oficinas simultâneas. Alguns congressistas reclamaram dos ministradores das aulas. Constatei que Sr. XX das oficinas de L e M,  não agradou muito aos alunos. Nas conversas após as aulas, fizeram comentários sobre Sra. Y da oficina C, pois foi considerada fraca no desenvolvimento do tema.
Assisti a aula de Contratação de Publicidade e Propaganda oferecida por Carlos Pinto Coelho Motta. Foi excelente. Direto e objetivo. Abordou o tema com muita didática e habilidade.
Já na oficina de Contratação de manutenção de veículos e combustível ministrado pelo Sr. H, desenvolveu bem o assunto, faltou somente um pouco de ordem na abordagem dos temas. Contudo, percebe-se que ele domina a matéria.
Outra oficina que participei foi Mudanças na Contabilidade Pública com Gerson dos Santos. O professor é rico no assunto, pois contém muito conhecimento sobre contabilidade. Infelizmente, o assunto é amplo e falou-se muito em estoque. Faltou ampliar um pouco mais o tema.
O Congresso é cansativo, pois inicia-se as oito horas da manhã e termina as dezoito horas, porém é enriquecedor a todos os participantes. Esta reunião com os pregoeiros brasileiros, professores, juristas e ministros, possibilita o aperfeiçoamento e a troca de informações que é fundamental para o desempenho do serviço público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário