quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Turma de Pós Graduação de Administração Pública da CEPERJ na FAETEC


Meus alunos de Governo Eletrônico.
Agradeço a atenção e o carinho de todos.
 

8 comentários:

  1. O Horácio e a Regina são da turma do canto!

    ResponderExcluir
  2. As TIC´s estão mudando o mundo. O conceito de espaço e de tempo estão sendo questionados. Assim, muito dos paradigmas que servem para definir a atuação de governos e empresas que de alguma forma são sedimentados neles estão sendo questionados a todo momento. Práticas tradicionais estão sendo questionados. Um exemplo disto é a forma de se fazer compras públicas. O leilão eletronico é um conceito novo. Toda e qualquer empresa que esteja habilitada pode participar e em qualquer local do País. Os resultados são públicos e podem ser verificados por qualquer cidadão. Em termos de serviços públicos, pode-se citar ainda o trabalho da receita federal que para qualquer cidadão que possua uma assinatura digital pode buscar todos os seus dados e certidões sem sair de casa. Existem serviços que nem foram criados, mas devemos estar preparados para eles. Sempre que surge uma inovação na area de tecnologias abre-se um mundo a ser explorado com ela... devemos estar preparados... O mundo é o limite!!!!

    ResponderExcluir
  3. Costuma-se procurar culpados, quase sempre, para qualquer situação que apresente um “engarrafamento”. Entenda-se engarrafamento a um estrangulamento num sistema, um ponto nodal que emperra a fluidez de um ou mais processos deste sistema.
    Esta busca de culpados agora foca, via de regra, os mecanismos de “set up” dos processos. Desconsiderando que o elemento humano é o verdadeiro cerne da questão na busca de eficiência dos processos. Querer colocar como argumento, falacioso, do aumento das demandas a responsabilidade pela ineficiência dos processos é no mínimo desfocar a realidade.
    O dado Humano sempre foi e sempre será o diferencial, pois métodos anteriores já comprovaram ser mais eficientes do alguns atuais, mesmo sendo estes tecnologicamente superiores.
    Romulo Reis Bustamante -CEAP DETRAN-RJ

    ResponderExcluir