terça-feira, 5 de março de 2013

POLÍTICAS PÚBLICAS - CONVÊNIO ENTRE A SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E O SEBRAE

A política pública tem a finalidade de ajudar a acelerar o crescimento, reduzir a pobreza e alcançar outros objetivos econômicos e sociais. É um processo de tomada de decisão que envolve atores políticos, composto pelo presidente, membros do congresso, líderes públicos, grupos empresariais e eleitores. As decisões buscam a formulação das políticas públicas que são discutidas, aprovadas e implementadas.

            O processo de elaboração das políticas pode contribuir para a estabilidade política, facilitando a adaptação e promovendo o bem estar, ou ocasionar oscilações afetando a implementação e execução das políticas.

            A formulação de políticas públicas é um jogo da democracia baseado no acordo e cooperação entre os atores envolvidos. Em ambientes que existem acordos, as políticas são cooperativas tornando-a mais eficaz e flexível, conforme a evolução da economia. Quando não existe cooperação, as políticas tornam-se inflexíveis e não alcançam os resultados satisfatórios.

            O Brasil é um país de empreendedores. Em 2010, mais de 21,1 milhões de brasileiros estavam à frente de atividades empreendedoras, segundo a pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor, e tivemos a maior taxa de empreendedorismo entre membros do G20, que reúne as maiores economias do mundo, e entre os países do Bric (grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China).

            No ano de 2011, o Estado do Rio de Janeiro assinou um convênio com o SEBRAE criando o Programa de Compras Governamentais para as micro e pequenas empresas no Estado do Rio de Janeiro – COMPRA MAIS. A Constituição Federal de 1988 estabeleceu a possibilidade de dar tratamento jurídico favorecido, diferenciado e simplificado para empresas de pequeno porte. O Decreto n° 42.063/09 que regulamenta a Lei Complementar n° 123/06 no âmbito do Poder Executivo do nosso Estado, assegura às MPE o tratamento diferenciado nas licitações estaduais.

            O programa teve início com a sensibilização dos gestores públicos e dos empresários, por meio de seminários regionais, seguido de capacitações, incluindo parte teórica e prática. A atuação está acontecendo separadamente em oito regiões do estado (Centro Sul, Médio Paraíba, Serrana, Norte, Noroeste, Baixada Litorânea, Baixada Fluminense e Leste Fluminense) e na cidade do Rio de Janeiro. Estão ocorrendo encontros nesses locais realizando rodada de negócios nacional, com a finalidade de permitir que empresários e governos aproveitem todos os benefícios que a Lei criou.

            Os objetivos desta parceria são a mobilização e sensibilização de gestores públicos do estado e dos municípios para a importância da inserção dos pequenos negócios no processo de aquisição de bens e serviços; capacitação dos gestores públicos para que conheçam todas as modalidades de licitação e também os diversos sistemas públicos de compras destinados à aquisição de produtos e serviços; capacitação das micro e pequenas empresas para que saibam oferecer seus produtos e serviços por meio dos sistemas de compras públicas e para que estejam preparadas para atender às exigências dos governos estadual e municipais; e realização de rodadas de negócios, em âmbito regional e nacional, para aproximar as pequenas empresas dos compradores dos governos, órgãos e empresas públicas.

            Minha participação no projeto é de ministrar cursos e palestras em todos os encontros regionais, capacitando os empresários e gestores públicos na realização de licitações públicas, através das modalidades contidas na Lei 8.666/93 que são a Concorrência, a Tomada de Preços, o Convite e o Pregão instituído pela Lei 10.520/02. São disponibilizadas apostilas nos treinamentos práticos com simulação de pregão eletrônico em laboratórios para aquisição de bens e serviços, palestras sobre as legislações vigentes e inscrição dos fornecedores no Sistema de Compras do Governo do Estado do Rio de Janeiro – SIGA.

            Esta mobilização é muito importante para incentivar a participação das pequenas empresas nas licitações públicas, para potencializar a economia da região, gerando renda e emprego para a sociedade e contribuir para o desenvolvimento local. Este convênio entre a Secretaria de Planejamento e Gestão – SEPLAG e o SEBRAE teve início em 2011 e sua realização só foi possível com a colaboração dos municípios, empresas públicas e micro e pequenas empresas, para garantir que os pequenos negócios tivessem acesso a um mercado fundamental para o seu crescimento e participação nas compras governamentais.

2 comentários:

  1. Qtos municípios já foram atendidos? Já se sabe qtas micros e/ou pequenas empresas assistidas pelo convênio já contrataram com a Administração muncicipal? Desse convênio também participa o Investerio?

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    1. Já foram realizadas quatro rodadas de negócios nos seguintes locais: Buzios, Volta Redonda, Macaé e Três Rios. Em média são cadastradas aproximadamente 80 empresas por encontro. Os municípios ainda não fizeram uma análise em relação a participação dos fornecedores locais, porém já podemos confirmar suas atuações no site de Compras do Governo do Estado - SIGA.

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